Catarata

A catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho), que resulta em uma diminuição progressiva da visão. Pode levar à cegueira e, na maioria das vezes, decorre do processo natural de envelhecimento, afetando principalmente, pessoas com mais de 50 anos.

Sintomas

Pessoas com catarata percebem embaçamento visual, a mesma sensação de olhar através de um vidro sujo ou embaçado. Com passar do tempo, vai se perdendo a capacidade de leitura, de realização de algumas tarefas domésticas, dificuldade para reconhecer pessoas, ler placas na rua ou jornais mesmo com o uso dos óculos. Como o processo é gradual, as pessoas se acostumam com a diminuição da capacidade visual e adiam o tratamento. Mas, se não for tratada, a catarata pode causar a perda de visão.

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado em todo o mundo. A cirurgia evoluiu consideravelmente nos últimos 50 anos, sendo realizada hoje com anestesia tópica por microincisão (aproximadamente 2,2 mm), o que proporciona segurança e rápida recuperação visual.

Logo após o procedimento o paciente fica por um curto período na sala de recuperação. É normal uma sensação de corpo estranho no olho operado logo após a cirurgia que tende a melhorar progressivamente com o uso dos colírios no período pós-operatório. A recuperação visual geralmente é rápida e frequentemente os pacientes referem melhora da visão na primeira revisão pós-operatória. Algumas vezes a visão pode estar borrada por alguns dias e tende a melhorar rapidamente com o uso dos colírios.

Cirurgia a Laser (Lensx®)

Existe também a possibilidade da utilização do laser de femtosegundo (Lensx®), que realiza alguns passos da cirurgia, como as incisões, abertura da cápsula e fragmentação do cristalino, eliminando o uso do bisturi. 

O Laser apresenta enorme precisão no tratamento e uma recuperação mais rápida, além de proporcionar maior segurança, minimizando os riscos durante a cirurgia de catarata. 

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, e o paciente tem alta no mesmo dia. O pós-operatório exige cuidados, como qualquer outra intervenção cirúrgica.

Lentes Intraoculares

Existem lentes de diversos modelos e materiais que se adaptam a cada caso particularmente. Essas lentes além da correção da catarata podem corrigir erros refracionais como miopia, hipermetropia e astigmatismo, além daquelas que também corrigem a presbiopia eliminando ou diminuindo a dependência dos óculos. A escolha das lentes intraoculares depende da análise personalizada de cada paciente, e exige a realização de exames sofisticados que irão auxiliar no planejamento cirúrgico.

CONVÊNIOS QUE ATENDEMOS


Amagis
Arcelor
Associação Aposentados
Fundaffemg
Fusex
HapVida
Jad
Marinha
Plan Minas
Plasc
Sabin Sinai
Saude Servidor
Unimed